A Avaliação Neuropsicológica
Infantil consiste na investigação do perfil de funcionamento cognitivo da
criança e do adolescente a partir da avaliação dos seguintes domínios: atenção,
funções executivas, memória, praxia motora, linguagem, funções visuais,
habilidades sociais e acadêmicas, além do funcionamento intelectual.
o processo consiste das seguintes etapas:
1. Anamnese:
realizada com os responsáveis para obter dados e informações relativos as
queixas, orientação da conduta de avaliação (escolha dos instrumentos) e
fornece dados para a conclusão diagnóstica;
2. Em
seguida, são agendadas mais ou menos seis sessões de avaliação individual com a
criança ou adolescente para realização das tarefas cognitivas, com duração
média de uma hora e trinta minutos cada.
3. Além
disso, é agendada pelo menos uma visita em ambiente externo ao consultório
(família ou escola) para observação comportamental e levantamento de dados
relevantes a esses espaços;
4. Análise
de outras avaliações clínica, familiar e terapêutica;
5. Por
fim, realiza-se a devolutiva do resultado da avaliação neuropsicológica. Nesta
sessão será entregue um Laudo contendo o perfil do funcionamento cognitivo,
identificando os déficits e habilidades preservadas (“forças” e “fraquezas”) a
partir de uma análise quantitativa e qualitativa.
A partir do
exame neuropsicológico é possível oferecer orientações sobre:
a) o
planejamento de intervenções e
reabilitação em casos como atrasos do desenvolvimento, dano cerebral, dificuldades
de aprendizagem, dislexia, queixas atencionais e/ ou alterações
comportamentais.
b) Na
tomada de decisão do diagnóstico médico;
c) Orientações
aos profissionais de educação sobre as melhores estratégias de ensino;
d) Avaliar
e redirecionar as intervenções, entre outras.
ALGUNS
INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
Ø
Escalas e protocolo de avaliação do desenvolvimento
infantil
Ø
Escala de Inteligência Wechsler para Crianças –
WISC-IV
Ø
Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey –
RAVLT
Ø
Figura Complexa de Rey
Ø
Fluência Verbal Semântica e Fonológica
Ø
Stroop Test Victoria
Ø
Teste de Trilhas – TMT
Ø
Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin
Ø
Teste de atenção por cancelamento (TAC)
Ø
Token Test
Ø
Teste de Desempenho Escolar – TDE
Ø
Provas de avaliação do processo de leitura
(PROLEC)
Ø
Escala MTA-SNAP-IV
Ø
Escala de Transtorno de déficit de atenção
/hiperatividade_ versão para professores
Ø
Entre outros.
Nesse
processo, considera-se a importância de analisar o desempenho completo do
paciente em todo o processo de avaliação e sua combinação com outros exames,
tendo em vista a identificação precoce de algum distúrbio entres outros
objetivos descritos anteriormente. A contribuição dos achados do exame
neurológico, de neuroimagem, neurofisiológico e neuropsicológico é trabalho
para uma equipe multidisciplinar (Costa. Et al, 2004).
MAIORES INFORMAÇÕES
PSICOLOGA E NEUROPSICOLOGA MARIA ROSILENE RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário