terça-feira, 2 de junho de 2015

Avaliação Neuropsicológica Infantil

A Avaliação Neuropsicológica Infantil consiste na investigação do perfil de funcionamento cognitivo da criança e do adolescente a partir da avaliação dos seguintes domínios: atenção, funções executivas, memória, praxia motora, linguagem, funções visuais, habilidades sociais e acadêmicas, além do funcionamento intelectual.

o processo consiste  das seguintes etapas:
1.       Anamnese: realizada com os responsáveis para obter dados e informações relativos as queixas, orientação da conduta de avaliação (escolha dos instrumentos) e fornece dados para a conclusão diagnóstica;
2.       Em seguida, são agendadas mais ou menos seis sessões de avaliação individual com a criança ou adolescente para realização das tarefas cognitivas, com duração média de uma hora e trinta minutos cada.
3.       Além disso, é agendada pelo menos uma visita em ambiente externo ao consultório (família ou escola) para observação comportamental e levantamento de dados relevantes a esses espaços;
4.       Análise de outras avaliações clínica, familiar e terapêutica;
5.       Por fim, realiza-se a devolutiva do resultado da avaliação neuropsicológica. Nesta sessão será entregue um Laudo contendo o perfil do funcionamento cognitivo, identificando os déficits e habilidades preservadas (“forças” e “fraquezas”) a partir de uma análise quantitativa e qualitativa.

A partir do exame neuropsicológico é possível oferecer orientações sobre:
a)      o planejamento de intervenções  e reabilitação em casos como atrasos do desenvolvimento, dano cerebral, dificuldades de aprendizagem, dislexia, queixas atencionais e/ ou alterações comportamentais.
b)      Na tomada de decisão do diagnóstico médico;
c)       Orientações aos profissionais de educação sobre as melhores estratégias de ensino;
d)      Avaliar e redirecionar as intervenções, entre outras.

ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
Ø  Escalas e protocolo de avaliação do desenvolvimento infantil
Ø  Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC-IV
Ø  Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey – RAVLT 
Ø  Figura Complexa de Rey 
Ø  Fluência Verbal Semântica e Fonológica
Ø  Stroop Test Victoria 
Ø  Teste de Trilhas – TMT 
Ø  Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin
Ø  Teste de atenção por cancelamento (TAC)
Ø  Token Test
Ø  Teste de Desempenho Escolar – TDE 
Ø  Provas de avaliação do processo de leitura (PROLEC)
Ø  Escala MTA-SNAP-IV
Ø  Escala de Transtorno de déficit de atenção /hiperatividade_ versão para professores
Ø  Entre outros.

Nesse processo, considera-se a importância de analisar o desempenho completo do paciente em todo o processo de avaliação e sua combinação com outros exames, tendo em vista a identificação precoce de algum distúrbio entres outros objetivos descritos anteriormente. A contribuição dos achados do exame neurológico, de neuroimagem, neurofisiológico e neuropsicológico é trabalho para uma equipe multidisciplinar (Costa. Et al, 2004).



MAIORES INFORMAÇÕES PSICOLOGA E NEUROPSICOLOGA MARIA ROSILENE RIBEIRO 

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